Seminarista no Rio de Janeiro
Fotos: http://www.flickr.com
Vivemos a era da tecnologia. Os avanços da ciência na área tecnológica, beneficia a todos os homens. Quando me formei em computação em 1997, era difícil imaginar tamanho progresso em tão pouco tempo. Mas a mesma ciência que nos traz tantos benefícios na área tecnológica, se mostra pouco proveitosa no que diz respeito às descobertas do comportamento humano. Comparativamente, os avanços são mínimos e os equívocos são muitos. E o homem que, insistindo em se afastar de Deus, esperava na ciência a solução para seus dilemas, acaba cada vez mais se perdendo em pensamentos loucos – como afirma o apóstolo Paulo no primeiro capítulo de sua carta aos Romanos.

Curioso que tais pensamentos não demoram a entrar nas igrejas evangélicas de hoje. Não são poucos os cristãos que, bem intencionados, mas perdidos em relação ao que crêem, acabam concordando com estes pensamentos.
Virou moda - e vende-se muito com isso - afirmar que se descobriu o Segredo da Vida. São muitas estapafúrdias teorias. Todas demonstram a enorme capacidade criativa que o Senhor deu às suas criaturas – embora usada não para Sua gloria.
Quando olhamos para o livro de Hebreus, em seus primeiros versículos, observamos na verdade que o Segredo da Vida só pode ser dado por Deus, quando Ele fala.
Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais,
pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho,
Observe os contrastes: Deus falou no passado pelos profetas, hoje Ele nos fala pelo Filho. No passado falou aos pais, hoje a nós. No passado diversas vezes, hoje definitivamente - nestes últimos dias. O importante de se destacar aqui é que em meio a esta diversidade está o único Deus, o único que pode revelar o segredo da vida ao homem. O escritor de Hebreus nos mostra com isso que o Deus do AT é o mesmo Deus do NT. Sua revelação foi progressiva.

Contudo, apesar de toda importância da revelação de Deus através de homens do passado, o que é imprescindível você entender neste primeiro post sobre este assunto, é a situação vantajosa que este texto nos insere. Antes Deus se revelou através dos profetas, mas a nós se revela hoje através do Seu próprio Filho Jesus.
Por isso, podemos afirmar com certeza que nossa condição hoje é muito melhor! Além disso, estamos também em melhores condições quando analisamos a forma que se processou a revelação, pois a diversidade de visões, sonhos e enigmas anunciados no AT nos mostram que ainda não havia uma ordem definitiva estabelecida. Este caráter fragmentário da revelação profética evidenciou ser ela incompleta.

Este Segredo não é desvendado como fruto de um desenvolvimento natural do ser humano em sua capacidade de entender o mundo à sua volta. Nem é baseado em teorias irracionais e pragmatismos baratos e duvidosos. Nem é um gênio que satisfaz todos os nossos desejos. O Segredo da Vida é dado pelo próprio Deus, através de Seu Filho.
O que isso importa para sua vida? É baseado nesta verdade que não há razão para ficar ainda hoje esperando novas revelações, ou desvendamento de segredos para as nossas vidas. Pelo menos não para o cristão, a quem o Segredo da Vida já foi revelado. Diferente destas vãs filosofias que pregam uma utopia através de nosso potencial interior, nós pregamos o que é real. Cristo é real. Somente ele pode revelar o Segredo da Vida ao homem. Entenda isso, definitivamente, e descanse nesta verdade do Senhor, revelada em Sua Palavra.
Continuaremos a refletir sobre este assunto no próximo post.
Abs a todos;
Em Xpisto,
Sem. Marcelo Gomes