quinta-feira, 6 de setembro de 2007

HERNANI E EU - PARTE III: A GUERRA

Texto de Marcelo Gomes,
Seminarista no Rio de Janeiro
Fotos: http://www.flickr.com

O apóstolo Paulo usa freqüentemente metáforas de guerra para demonstrar a "realidade militar" do cristão neste mundo.

Como disse no post anterior, uma decisão precisava ser tomada ao chegar em nosso local de desembarque. Já havia explicado ao Hernani, e ele aparentemente entendido, quem nós éramos. Mas faltava algo.

O conhecido texto de de Efésios 6 que apresenta da armadura de Deus, revela a nós apenas uma arma de ataque: A espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Ef 6.17b).

Independentemente de eu lembrar disso naquele momento, partimos para a guerra, afirmando que nosso diferencial era a revelação de Deus em Sua palavra, a Bíblia. Expliquei que a Bíblia não é um livro qualquer, mas sim a única regra de fé e prática. Minha intenção era começar a apresentar a cosmovisão cristã a partir desse ponto de ataque.

Neste momento o carro já estava parado. O dinheiro para o pagamento - bem como a devida gorjeta - já estava em mãos. Hernani parara em fila dupla. A chuva cobria em parte nossa visão.

Expliquei a Hernani que a nossa fé não era regida por um homem, ou pela tradição de uma instituição eclesiástica, mas sim pela orientação clara e racional de Deus em Sua palavra.

Enquanto isso, era possível perceber luzes que iluminavam o vidro traseiro do carro, a esta altura já todo embaçado. Eram certamente os ônibus que piscavam os fárois devido a posição irregular que estávamos.

Adivinhe você qual foi a indagação dele:

-Mas a Bíblia não foi escrita por homens? Talvez Hernani imaginasse que ouviria um homem quase irritado dizendo: Não, foi escrita por Deus! E certamente ele ganharia a batalha, pois seria algo irracional. Mas o que Hernani ouviu foi um sincero:

- Claro, você tem razão! E Ele ficou meio perplexo com isso (dizem que uma batalha está ganha quando você consegue deixar seu inimigo confuso).

Expliquei a ele que Deus interage com as suas criaturas. Assim, nada mais natural do que se utilizar de homens para revelar Sua vontade.

A chuva aumenta. Agora além dos faróis, ouvimos também buzinas.Além disso, irritados flanelinhas (para não cariocas: nome dado a indivíduos que cobram por vagas de estacionamento público, em sua maioria, irregularmente. Também chamados de guardadores) queriam nos tirar dali a qualquer custo. Mas nada no mundo poderia impedir aquele momento, pois ele havia sido planejado por Aquele que governa todas as coisas. Hernani estava atendo, refletia. Eu, temeroso, não sabia exatamente o que dizer a cada momento. Na verdade é muito mais fácil contar a história do que vivenciá-la.

Percebi contudo que não poderia ficar apenas me defendendo de suas perguntas. Tomei coragem e emendei a resposta com a pergunta:

- No que você crê?

Ele disse o que a maioria das pessoas diriam:

- Eu acredito em Deus. Mas não ligo pra igreja e estas coisas. Ele fala comigo diretamente.

E agora, o que dizer ali, ao vivo, para uma afirmação tão tola (vide I Co 1.18), pensei.

Ele resolveu dar um exemplo. Gostei, pois assim eu tinha tempo para pensar sobre o que falaria (nestas horas um seminarista de 3º ano questiona pra que servem suas 7 ou 8 horas de estudo por dia). Hernani disse que foi Deus quem "mandou" ele comprar aquele carro em que estávamos. Ele sentiu isso e assim fez, estava feliz.

Para minha surpresa, foi exatamente a sua ilustração que me deu "o gancho" para a apologética (defesa da fé) naquele momento. Foi neste momento que fiquei sabendo seu nome, coloquei minha mão sobre ele e perguntei:

- Hernani, de onde vem a sua certeza do que é certo e do que é errado?

- Você acha que todos os seus pensamentos são bons?

- Se você vive por sensações, o quê, em última análise, lhe diz que você não deve se entregar a uma mulher bonita e ser fiel à sua esposa?

Diante de seu espanto e aparente falta de respostas, eu o ajudei, dizendo:

- Hernani (mais uma vez o toquei), quando você compra um equipamento novo, você sabe utilizá-lo completamente?

- Não, claro que não.

- Pois é, podemos até descobrir algumas funcionalidades sem consultar o manual, mas chega uma hora que não podemos progredir. É isso que está acontecendo com a sua vida. Você está vivendo sem consultar o manual. Está vivendo apenas por intuição.

- Você concorda que foi Deus quem nos criou? - continuei.

- Claro que sim.

- Então não é lógico que este mesmo Deus que nos criou, também nos desse um manual para entendermos a nós mesmos?

Ali pude perceber claramente a mão de Deus me guiando naquela batalha. A conclusão daquela noite virá em nosso próximo post "Hernani e eu Parte IV - A Conclusão".

O que quero que entendam é que ali, nossa luta não era contra o ser humano Hernani, mas sim contra sua cosmovisão não-cristã, ainda que se assemelhasse a algo parecido com o que muitos cristãos pregam.

Por ora meditem nas palavras de Paulo quanto a verdadeira guerra de nossas vidas (Ef 6.10-18):

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade,a vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

Como verdadeiros cristãos, precisamos entender definitivamente que estamos envolvidos nesta guerra, e que ela está ocorrendo neste momento.

Mesmo em momentos aparentemente serenos, como quando estamos em um táxi conversando com um taxista.

Deus os abençoe!!
En Xpisto;
Sem. Marcelo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário